Como fazer o inventário no cartório: vantagens e desvantagens

inventário no cartório: vantagens e desvantagens

Entenda o processo de inventário no cartório

O inventário é um processo necessário para que os bens de uma pessoa falecida sejam transferidos para seus herdeiros. No Brasil, existem duas formas de realizar o inventário: no cartório ou na justiça. O inventário no cartório é uma opção mais rápida, simples e econômica do que o processo na justiça. Ele pode ser feito em poucos dias, desde que todos os herdeiros estejam de acordo em relação à partilha dos bens e não haja menores ou incapazes envolvidos no processo.

Como fazer o inventário no cartório

Para fazer o inventário no cartório, é necessário seguir algumas etapas. Primeiramente, é preciso escolher um cartório de notas que possua competência para realizar o inventário. Depois, é necessário apresentar a certidão de óbito e a certidão de casamento ou união estável, se houver. Em seguida, é preciso apresentar a relação de bens do falecido e comprovar que não há dívidas a pagar. É importante destacar que todos os herdeiros devem estar presentes no cartório para assinar o termo de inventário e partilha.

Desvantagens do inventário no cartório

Apesar de ser uma opção mais rápida e econômica, o inventário no cartório também possui algumas desvantagens. A primeira delas é que todos os herdeiros devem estar de acordo em relação à partilha dos bens. Caso haja discordância entre os herdeiros, o processo precisará ser encaminhado para a justiça. Além disso, não pode haver menores ou incapazes envolvidos no processo. Caso existam, será necessário realizar o inventário na justiça. Outra desvantagem é que o inventário no cartório não permite a realização de partilha de bens que envolvam empresas ou imóveis localizados em mais de uma comarca.

Conclusão

O inventário no cartório pode ser uma opção mais vantajosa para aqueles que desejam realizar o processo de forma rápida, simples e econômica. No entanto, é importante avaliar as desvantagens do processo, como a necessidade de todos os herdeiros estarem de acordo em relação à partilha dos bens e a impossibilidade de envolver menores ou incapazes no processo. Para garantir que tudo seja feito de forma correta e sem complicações, é recomendado contar com o auxílio de um advogado especializado em inventário.

O escritório de Advocacia Juliana Morata é especializado em Direito de Família e Sucessões, buscamos uma relação advogado-cliente mais personalizada e humanizada.
Atuamos em processos judiciais, extrajudiciais, consultivos além de questões multidisciplinares como a mediação familiar.
Nosso escritório acredita que podemos aplicar com excelência os direitos e também orientar de forma preventiva, objetivando a solução de conflitos por meios específicos em cada caso.

Acreditamos no seu direito.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Entre em contato:
Contato através do Whatsapp: